quinta-feira, 5 de março de 2009

Como controlar a ansiedade

Eu acredito que todos aqueles que encaram este processo passam por um momento de ansiedade aguda....também não poderia ser diferente, deixar a sua família, os seus amigos, a sua carreira e ir para o outro lado do mundo não é um eventinho qualquer. Cria-se muita expectativa, é comum se pegar navegando no mar de possibilidades uma vez estando do outro lado do arco-íris.

Mas se tem uma coisa nociva nesse mundo é a tal da expectativa.....que pensamento ruim......se toda aquela expectativa é alcançada a sensação de satisfação é minimizada, mas se a expectativa não for alcançada a sensação de frustração é maximizada.....e isso se aplica em qualquer campo da nossa vida!

Criar expectativa é estimular uma postura reativa e meramente receptiva quando na verdade devemos treinar a nossa mente a controlar as situações, moldar os nossos comportamentos ao ambiente desejado e definir o caminho a ser tomado...independente do resultado.
Mas o que fazer quando não se pode fazer nada a não ser esperar?? Como no caso de uma imigração,onde se está sempre esperando por um e-mail, uma carta ou até uma mera mudança de status.....é inevitável que diante a todo esse cenário nasça uma profunda sensação de ansiedade, nós fazemos a nossa parte e ficamos loucos esperando a próxima etapa para podermos novamente tomar alguma ação.... e é nesse interminável limbo que a ansiedade se prolifera!

O que fazer para não deixar a ansiedade dominar o seu humor, a sua rotina e o seu lazer?????
Esquecer não dá! Mas é o melhor exercício a se adotar!!! Por exemplo....eu estou em uma fase em que preciso esperar 3 meses para obter um resultado e desde o primeiro dia eu entro no site da ACS para ver se houve alguma mudança......não adianta...entrar todo dia não irá acelerar o processo!
Então eu me proibi de acessar o bendito site (agora só uma vez a cada 2 semanas...rs).

Pratique esportes, ou qualquer outro hobby que você tenha, saia com a sua namorada ou com os seus amigos e o mais importante...Fale sobre outros assuntos!!!!! Senão você vai acabar se tornando o chato que só fala da Austrália...rs......
Eu por exemplo vou fazer um curso de mergulho em breve....quem sabe assim eu não me ambiento com a grande barreira de corais...rs

Com isso eu não estou dizendo ‘Esqueça da Austrália!!’. Primeiro porque não dá...rs, e segundo e mais importante....porque eu acredito plenamente no poder que uma mentalização estruturada exerce na nossa vida....
O real objetivo da aplicação desta prática é fazer com que você não ‘perca’ 18 meses da sua vida se enchendo de expectativas e fechando os olhos para o melhor presente que nos foi dado! A nossa vida! Cada dia é muito valioso e de possibilidades infinitas então aproveite!!!

Tudo acontece no seu tempo.....ficar ansioso não irá mudar esse fato!

7 comentários:

  1. Olá,

    Entendo muito bem como é essa fase. Passei por isso há 3 anos atrás.
    E tentar esquecer é a melhor maneira, Lembro que ficava vendo fotos, notícias, blogs, sites de emprego, carros e imobiliárias, tudo sobre a Austrália. Eu sei o quanto é difícil se controlar, aí vai um pensamento que me ajudava:
    "A cada hora que eu gasto em planejar, imaginar ou vislumbrar minha vida na Austrália, é uma hora que eu gasto da vida atual, do presente, uma hora desperdiçada em algo incerto. Não posso deixar nenhuma oportunidade passar, nem mesmo desperdiçar momentos com familiares ou amigos, pois a vida passa muito rápido e se isso aconter quando o visto chegar eu vou me perguntar como eu desperdicei 18 meses. E já é hora de partir".
    Boa Sorte, tem idéia de que cidade?

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto. E ótimo comentário.
    É isso aí.
    :)

    ResponderExcluir
  3. Falar é fácil, eu já estou ansioso antes mesmo de começar o processo, kkk! Mas ótimas dicas de fato, estou colocando em prática algumas enquanto engordo a conta para começar a fatiá-la.
    Boa sorte, e se tudo der certo, vemo-nos por lá.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Leg! Me encontro numa situação semelhante a sua! Minha passagem está marcada para 17.06 e meu visto ainda não foi aprovado. É incrível como focalizamos 99,9% dos nossos pensamentos (e até sonhos!) neste processo e porque não dizer projeto! Bem...se quiser conversar me escreva: titaurbi1@hotmail.com (o blog Nanarteira é da minha mãe). Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Eu to aqui naquela fase em que ninguem gostaria de estar!!
    Morei na Australia por um ano como estudante e foi impossivel nao me apaixonar, estava cheia de planos, viajando nas possibilidades quando a negativa chegou.
    Entrei na corrida mais uma vez, pois sou daquelas que nao se cansa...
    Gostei de suas palavras e a calma era minha parceira ate hoje pela manha.
    Ainda choro, mas em brece sorrirei!
    Ate mais e boa sorte a todos aquels cheios de boas intencoes. Dany Floripa

    ResponderExcluir
  7. Olá Leg!
    Como anda o processo?!
    Encontramos o seu blog e estamos acompanhando sua jornada rumo à Australia... nós estamos na mesma ;)

    ResponderExcluir