terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Fazer processo sozinho ou com a ajuda de um Agente Imigratório??

Essa é uma pergunta crucial na hora em que se decide realizar o processo de Imigração. O departamento de imigração australiano (DIAC) deixa bem claro que qualquer um pode aplicar aos vários modelos de vistos disponíveis, ou seja não é necessário que você seja auxiliado por um agente imigratório.

É muito importante que você saiba as suas reais condições de imigração, é preciso que você avalie se o seu processo é simples ou complexo e tenha isso muito bem definido para você!

No meu ponto de vista, um caso complexo seria um onde se está no limite de pontos definido pelo seu visto, ou você não tem como comprovar o seu tempo de experiência (PJ) ou até mesmo se não um diploma de bacharelado (Tecnologo)....quer dizer se algum critério exigido não seja plenamente cumprido, pode ser interessante considerar contratar os serviços de um agente de imigração, pois eles tem muita experiência sobre como o processo funciona nas suas nuancias e com certeza saberá qual a melhor postura a adotar.

Agora também existe um outro fator muito importante ao optar por iniciar o seu processo, a questão financeira....que no meu caso foi determinante.

"A SCA é a agência de imigração mais cara do mercado. Além de ser a mais cara, é a única que eu pesquisei que cobra em dólar americano. A Visacorp, por exemplo, cobra cerca de 3.000,00 dólares australianos, o que é muito menos que os 5.500,00 dólares americanos cobrados pela SCA.
A Libby Hogarth também é mais ou menos na faixa de preço da Visacorp. E agora tem uma agência nova criada por brasileiros, sendo que a agente de imigração (Érica Carneiro) era da Visacorp. Essa agência chama-se Bravo Migration e tem essa vantagem de estarmos tratando com brasileiros e a comunicação e entendimento é muito mais fácil e rápida..."
citação as palavras do Roberto Leão, que foi quem me atentou a esta ausência desta informação.
Obrigado!


Abaixo segue um quadro compartivo entre fazer sozinho e utilizar os serviços da SCA:





Faça as suas contas, pesquise outras agências!
Se você possui condições de financiar um agente imigratório, FAÇA! Pois irá te poupar muita queimação de fósforo. Também não vá pensando que você irá ficar com os braços cruzados por que eles irão fazer tudo por você, a única diferença é que eles serão a interface entre você e o que o DIAC solicita, mas ainda é você que terá que levantar toda a documentação e entregar para a agência, eles vão compilar tudo da melhor maneira possível e enviar para o DIAC.

Outro ponto importante a se considerar é que por mais que eles estejam por dentro do processo eles não podem interferir no processo, ou seja eles não irão agilizar ou facilitar o trâmite burocrático! Preste atenção nisso!

Existe um número bastante grande de pessoas que anualmente tentam imigrar por conta própria e CONSEGUEM! Ou seja se você se dedicar, é possível!


Agora que as informações estão aí, pense, tome a sua decisão e boa sorte!



******* Oi pessoal, gostaria de fazer uma obeservação MUITO bem salientada pelo Roberto Leão, a não obrigatoriedade de se pagar o 2nd instalment (2ª parte dos custos processuais do DIAC), ele só é pago em determinadas situações, não é todo mundo que precisa pagar.
Por exemplo, no meu caso que vou com a esposa só será necessário pagar o 2nd instalment se ela não conseguir atingir o nível funcional no IELTS, que é o equivalente a uma média de 4,5 na prova.
MUITO OBRIGADO Roberto, pelas informações extremamente importantes.

6 comentários:

  1. Fala Leg! Beleza?

    Vi o link do seu blog la no Forum Canguru e vim dar uma olhadinha... Eh isso ai, o blog sempre eh um bom "companheiro" pra ajudar a driblar a ansiedade causada pela espera... Mas como todos sabemos, a recompensa paga tudo isso.

    Abraco e nos vemos por aqui! :)

    Wagner
    http://wagnernaaustralia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Opa Leg. Vi o seu post lá no Canguru (Forum) e gostaria de te dar os parabéns pelo Blog. Fiz o Ielts em Dezembro agora, consegui a média 7 e estava cheio de gás pra dar a entrada no processo já em Janeiro (Skilled Migration), mas confesso que a crise foi um balde de água fria. Estou com medo de empatar essa grana agora, com a atual situação, e perdi totalmente a confiança de conseguir um emprego na Austrália dentro do prazo que pensava (em 3 meses no máximo, uma vez estando lá). Mas enfim, vou acompanhar seu processo pelo Blog e, quem sabe, não me animo de novo. Ainda acho complicado fazer o processo sozinho, mas realmente a diferença de custo é bem grande. Se você puder, sugiro que o próximo post seja um passo a passo de como tirar o visto sozinho. Ou seja, detalhar cada uma das estapas que você já passou, o que é preciso tirar em cada, etc. Seria de grande ajuda.

    Grande abraço e boa sorte.

    Rodrigo Montaleão (rmontale@gmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Oi Rodrigo, muito obrigado pelo seu comentário...o objetivo é justamente ajudar a todos que tem dúvida ou até indecisão sobre o processo.

    Essa crise afetou e muito a economia mundial, inclusive fazendo com que o departamento de imigração australiano fizessem alterações nos parâmetros e prioridades de processamento, mas nada vai tirar de mim o sonho de ir para a Austrália com a minha mulher e começar a minha família e vida por lá, a cada dificuldade que se ergue eu respiro fundo levanto a cabeça e me torno mais forte!

    Eu vou pra Austrália!!!!
    nem que seja nadando...rs

    ResponderExcluir
  5. Olá, parabéns pela iniciativa.
    Eu e meu marido tbm estamos começando a correr atrás deste sonho. Como vc fez o pgto do ACS? Vc mandou um cheque junto com os certificados?

    Desde já agradeço!!!
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana,

    Eu paguei por cartão de crédito...no formulário que você tem que preencher, existem campos referentes aos dados do seu cartão.

    Tranquilo e sem crise!

    Sei também que dá pra pagar com cheque, mas aí eu vou te pedir um tempinho...amanhã eu pesquiso e te digo..rs

    boa sorte....e espero ter ajudado!

    ResponderExcluir