quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Passo a Passo - Skill Assessment

Seguindo a sugestão do Rodrigo, vou postar um passo a passo de tudo o que eu fiz até agora no meu processo e vou deixar também a expectativa do terá que ser feito no próximo passo para tirar o tipo de visto ‘Skilled Migration’.


Depois que você já se assegurou que cobre os quesitos necessários, a primeira coisa que você precisa fazer é reconhecer a sua profissão, ou seja, alguém lá na Austrália vai dizer qual é o equivalente da sua profissãopor lá. Esse processo é chamado de Skill Assessment.
Para saber qual órgão valida a sua área de atuação acesse o link abaixo, identifique a sua profissão, veja qual é o órgão (coluna da direita) e vá ao fim do documento para obter as informações de contato do órgão responsável.
http://www.immi.gov.au/allforms/pdf/1121i.pdf


Skill Assessment



No meu caso, como eu trabalho com TI, o órgão responsável por esta área é a ACS, portanto todas as informações que eu citarei agora são pertinentes a esta área, não sei como os outros órgãos funcionam.

Voltando...

A primeira coisa que você deve fazer é ler o GuideLine para saber exatamente tudo o que está sendo solicitado, uma vez que cada caso é um caso. Lá terá informações de quais documentos deverão ser entregues, como deverão ser entregues, resumindo lá tem TUDO o que você precisa saber para ter êxito no seu Skill Assessment.
http://www.acs.org.au/index.cfm?action=show&conID=skillassessment

Depois de estar totalmente inteirado neste processo, você deverá preencher o formulário abaixo.
https://www.acs.org.au/assessment/docs/skillassessform.pdf

Levantar todos os documentos, mandar traduzir os que estão em português e autenticar TODOS.

Colocar todas as cópias autenticadas e o formulário preenchido em um envelope e mandar para os caras validarem. A ACS demora exatos 3 meses para retornar o resultado da avaliação e eu ainda estou no primeiro mês.

Após o recebimento do reconhecimento do ACS você está apto a iniciar o processo de imigração propriamente dito.



Fazendo um adendo....não sei se a ACS disponibilizou isso depois que dei entrada no meu SA ou fui eu que comi bola, mas fuçando no site deles eu vi que, assim como o DIAC, a ACS tem a opção de fazer a aplicação on-line o que vai te economizar 63 reais no envio pelos correios e 3 dias de espera para a documentação chegar lá.....Eu não sei como funciona esse método de aplicação, mas acredito ser mais ágil, portanto melhor!

http://www.acs.org.au/index.cfm?action=show&conID=skillindividual



Boa Sorte a todos

5 comentários:

  1. Leg,

    Parabéns pelo seu blog, continue assim.
    Quando eu comecei a fazer o meu processo pensei em fazer um passo a passo pra ajudar os outros, mas na correria acabou ficando só no pensamento.
    Abração
    Celso

    ____________
    Celso Bolina
    http://naustralia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber que o objetivo do blog está sendo alcançado...

    Obrigado pelo incentivo Celso e espero que em um futuro breve nós possamos conversar frente a frente aí na Australia!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Mesmo tendo a opcao de envio do formulario online ainda eh necessario enviar as copias autenticadas para a ACS por correio.

    Boa sorte!

    []s

    ResponderExcluir
  4. Poxa gostaria de trocar umas palavras c vc!
    Seria possivel?
    Acho que vc me tiraria algumas duvidas que a embaixada enrolada nao ta tirando... e com vc seria melhor pois ja esta com meio caminho andado.
    E uma pergunta depois que sair a sua confirmacao vc vai p la naquele esquema no qual eles escolhem o estado e a cidade onde vc vai trabalhar? E isso?
    Obrigada
    !!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir