segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

IELTS – International English Language Testing System

Esse é um exame que irá determinar o seu nível de proficiência na língua inglesa, isso implica em dizer que não existe reprovação e sim uma graduação do seu resultado. A prova é dividida em 4 módulos: speaking (entrevista), listening, reading e writing. O valor da prova é padronizado e definido pelo British Council, quando eu fiz (Nov/2008) custava R$415,00.

Existem 2 modelos de prova: o academic e o general. Para imigrar você irá utilizar o exame general, que é relativamente mais fácil, sendo que os únicos módulos da prova que variam são o reading e o writing, o speaking e o listening são iguais para os tipos de prova.

O nível que você precisa obter para estar apto a migrar para a Austrália varia entre as profissões, no caso de TI o mínimo exigido é 6,0 em todos os módulos, ou seja não adianta tirar 7 no speaking e 5 no reading que não rola...a nota considerada é por módulo.

É importante considerar que se a sua nota estiver entre 6 e 7 você receberá 15 pontos no seu processo, mas se você tirar uma nota superior a 7 em todos os módulos serão atribuídos 25 pontos ao seu processo.


O quesito mais importante na sua preparação para o IELTS é conhecer, ou melhor, dominar a estrutura da prova. Entenda que a um mês da prova você não vai aprender mais inglês, mas esse período é suficiente para assimilar como a estrutura da prova funciona, os tempos, como as questões são apresentadas, o nível e o teor das perguntas...se você considera que o seu nível de inglês pelo menos “bom” e você estudou a fundo a estrutura da prova...você estará preparado para maximizar o seu rendimento e enfim conquistar esse importante passo do processo.

Existem vários sites com conteúdo, dicas e o mais importante...simulados para o IELTS.
No meu caso, onde o budget é limitado...rs, eu optei por estudar sozinho, mas existem vários cursos preparatórios para o IELTS.
Eu optei por pagar U$30,00 para ter acesso a um valioso acervo de informações sobre a prova. Se você optar por se preparar sozinho, pode confiar que é um serviço muito profissional e completo.
http://www.scottsenglish.com/ielts/
"Mas será que funciona?"
Eu consegui as seguintes notas estudando por lá:
Spk: 8,5
Lis: 8,0
Rea: 8,5
Wri: 7,5
Eu sugiro máximo!!!

Seguem alguns outros links:

http://www.world-english.org/ielts_free_tests.htm
http://esl.about.com/cs/toefl/a/a_ielts.htm
http://www.ielts-blog.com/
http://www.world-english.org/IELTS_links.htm



Boa sorte!

3 comentários:

  1. Muito show este post!

    Obrigado por compartilhar essas dicas.

    []s e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo,
    pra começo de conversa, parabéns pelo blog! Excelente compilação de informações, extremamente útil para trilharmos os mesmos passos.
    Meu lance é o seguinte: também quero imigrar pra Austrália, e fiz a prova do IELTS praticamente sem preparação, pois o tempo estava curtíssimo! Minhas notas foram as seguintes:

    Reading: 6.5
    Speaking: 7.0
    Listening: 6.0
    Writing: 7.5
    Overall: 7.0

    Como vê, é considerado 'suficiente' mas não tão alto como sua pontuação, mas você acha que mesmo assim eu posso submeter meu processo com confiança?

    Abração e obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Suas informações são muito legais!!!Muito obrigada pelo seu Blog. Será que você poderia me enviar seu email para que eu pudesse tirar mais dúvidas?? Ass. Renata e Guilherme (renatacd@hotmail.com)

    ResponderExcluir